Pensamentos de Natal

Assunto: Santo Natal 2008 e Bom Ano 2009
Data: 23-12-2008 21:42

--------------------------------------------------------------------

À Comunidade FEUP

Em anos anteriores e desde 2000 que quase sistematica/ ao fim da tarde deste dia me dirijo colectivamente a esta Comunidade (à qual pertenco ha 36 anos e dois meses), para com ela partilhar algumas preocupaçoes e pensamentos pessoais de interesse pessoal/social, nesta epoca mais preocupantes ou gritantes (embora sempre o sejam ou devessem ser).

Este ano faco o mesmo (e gostaria de ainda o fazer por mts anos ... embora tal nao venha a ser possivel) assim invadindo a vossa privacidade, penso que por uma boa causa pq aproveitando uma maior receptibilidade de/para sentimentos.

Pessoal/ penso q a actual crise nacional e internacional global é uma crise extrema de Humanismo e de Identidade Humana (Racional), da falta dele (leia-se) em multiplos graus ou frentes de sua desconsideracao sistematica.
Assim mt da solucao para o actual impasse nacional (e ate internacional) passara forcosamente por re-estruturacao de mentalidades e atitudes, ressuscitando a perda de Humanismo grassante, mas ancorada numa educaçao efectiva baseada em conhecimentos principios e valores, desmotivados de interesses estatisticos mas motivados por efectivos interesses de sustentabilidade humana e social (em detrimento da frieza e cegueira economica do vil metal). Será preciso que o Humano e a Sociedade volte a ter Caracter, o mais rico possivel porque nesse caso sera diverso e universal, e que se acabe com laxismos e permissividades humanamente desprestigiantes. Na vida, não vale tudo e nem tudo é possivel pois seria ilogico e irracional o reinado do caos, porque a anarquia nao sera nunca solucao social nem de pseudo-sustentabilidade ou de pseudo-sobrevivencia humana como civilizaçao universal.
A outra parte da solucao complementar tera que ter em conta empregabilidade ou ocupaçao socialmente util do maior universo possivel, para que cada um deixe o seu rasto (no seu caminhar para a eternidade) ou contributo pleno de utilidade social em funcao (pelo menos) dos seus talentos ou capacidades (leia-se também, suas obrigaçoes).

Somos todos peças do mesmo puzzle da Humanidade, só faltara descobrir utilizar e cumprir em plenitude a missao individual, sem atropelos sem malquerenças e com a respeitabilidade e a sensatez que se espera de humanos racionais. Tudo o mais serao adulteracoes das realidades, cujas distorções alteram a paz desejavel e so favorece oportunismos descaramentos e maus procedimentos de variadissimas ordens.

Desejo assim a todos desta Comunidade os meus melhores votos de um Santo Natal 2008 (com a Familia ainda possivel, e com a Familia ja possivel), e de um 2009 com mais Humanismo e Caracter e com a maxima Empregabilidade (para que novo ano nao seja economico-financeira/ nem social/ pior que o actual).

RCB

0 comments:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Blogger Template by Blogcrowds